Página inicial > Leitura

Sobre a espiritualidade

Ir a igreja todo domingo e rezar. Praticar yoga. Meditar todos os dias. Participar de um culto religioso e seguir fielmente seus ensinamentos e diretrizes. Colaborar com instituições carentes. Podes fazer tudo isso e ainda assim, deixar de ser uma pessoa espiritualizada. Pois espiritualidade não é orar. Espiritualidade não é executar tarefas. Espiritualidade não é misticismo.

Mas por que é importante tentar entender o que é a espiritualidade? Vivemos num planeta rápido, cheio de mudanças e acontecimentos que tomam grande parte do precioso tempo que temos. Sobrepujamos todo nosso cansaço e esforço em continuar pertencendo a esse ágil sistema social com a premissa de que nossas vidas estão boas ou melhorarão em breve. Espiritualidade passa a ser secundário perante a tudo isso. Todo o conforto que temos é suficiente para acalmar a inerente inquietação humana de sempre buscar por algo a mais. Interiormente nunca nos satisfazemos completamente e continuamos uma busca. Mas sem saber exatamente o objetivo da busca. E criamos a idéia fixa de que esse objetivo é progredir nesse sistema social, pois é basicamente tudo que conhecemos. E esse sentimento de busca indefinido é justamente a peça que falta de um quebra cabeças que nunca irá se completar se continuar a querer preenche-lo com uma peça que não pertence a esse lugar. Essa peça é a espiritualidade.

Ir à igreja todos os domingos e fazer suas orações todos os dias não implica em deixar de se preocupar e ser bondoso e amoroso consigo mesmo, com os outros e com o planeta. Você pode praticar yoga e meditar todos os dias sem estar consciente do que é o amor em sua vida e em suas ações. Você pode pertencer a um grupo espiritual e devotadamente seguir os ensinamentos, ainda assim ser julgador em sua vida cotidiana. Há muitas pessoas religiosas que são tudo, menos gentis. Exemplos de pessoas ditas religiosas que são extremamente julgadoras e categóricas têm-se aos montes.

Há muitas pessoas que não praticam uma religião, não meditam, não oram ou pertencem a um grupo, que são pessoas muito espiritualizadas. E quando você olha para elas, você vê bondade em seus olhos!

Essas pessoas naturalmente fazem coisas atenciosas para os outros, seus pensamentos são mais amáveis ??do que críticos  e pensam sobre como podem ajudar seu semelhante, pois compreendem que todos somos um. Conscientemente tentam honrar esta compreenção de unidade com suas melhores intenções e sentimentos. Ser espiritual é sinônimo de ser uma pessoa onde a maior prioridade é ser amoroso para consigo mesmo e para com os outros.

A realidade é que a espiritualidade está em tudo. E ela não tem haver com religião! Está incutida nas ações mencionadas, mas vai muito além. Definir ‘espiritualidade’ é limitar a amplitude da própria essência de seu significado.

Mas se quer ser uma pessoa espiritualizada, deixe a bondade ser sua luz guia, iluminando a bondade para você, para os outros, para os animais e para este belo planeta que é o nosso lar temporário. Reconhecer que todos temos a centelha do amor -centelha divina, ou o próprio pedacinho de Deus- dentro de nós e aprendermos a honrar esse amor para conhecer e experimentar a unidade de tudo o que existe é um sábio caminho. 

Praticar a ligação interna de sua mente com seus sentimentos e aprender a ser gentil com você mesmo, leva inevitavelmente à bondade para com os outros. A ligação interior é um caminho poderoso. E ai estaremos no caminho certo do que é espiritualidade.

 

O que é afinal espiritualidade?

Espiritualidade é um conceito amplo com espaço para muitas perspectivas. Em geral, inclui um sentido de conexão com algo maior do que nós mesmos e geralmente envolve uma busca de sentido na vida. É uma experiência humana universal. As pessoas podem descrever uma experiência espiritual como sagrado ou transcendente ou simplesmente um profundo sentimento de vivacidade e interconectividade.

Alguns podem achar que sua vida espiritual está intrinsecamente ligada à sua associação com uma religião. Outros podem orar e encontrar conforto em um relacionamento pessoal com Deus ou com um Poder superior. Outros ainda procuram significado através de suas conexões com a natureza ou a arte. Tal como o seu senso de propósito, sua definição pessoal de espiritualidade pode mudar toda a sua vida, adaptando-se às suas próprias experiências e relacionamentos. Embora a espiritualidade possa incorporar elementos da religião, geralmente é um conceito mais amplo: A religião e espiritualidade não são a mesma coisa, nem são inteiramente distintas. Talvez a melhor maneira de entender seja organizar da seguinte forma:

Na espiritualidade, as perguntas são onde eu pessoalmente encontro significado, conexão e valor? Na religião, as questões são o que é verdadeiro e certo? O comum a ambos é a experiência individual que afeta a maneira como você pensa, sente e se comporta. A diferença é que um vem através de reflexões baseadas em conceitos, conhecimentos e estudos próprios, enquanto a outra proém de idéias conceituais de um grupo determinado (que inicialmente, seguiu as reflexões de conceitos, conhecimetnos e estudos pessoais de um indivíduo ou grupo).

E o que saber sobre espiritualidade ou procurar guiar meus atos com espiritualidade influenciam realmente minha vida?

Inegavelmente, compreender as questões espirituais lhe trará o mais alto bem estar que é possível desfrutar! Repare que muito do que se lê sobre práticas recomendadas para o cultivo da espiritualidade são semelhantes às que são recomendadas para melhorar o bem-estar emocional. Isso porque existe uma conexão entre o bem-estar emocional e o espiritual. Se integramo e mutuamente se completam. A espiritualidade irá conseqüentemente trazer o bem estar.  

Espiritualidade é sobre buscar uma conexão significativa com algo maior que si mesmo, o que pode resultar em emoções positivas, como a alegria, prazer, regorjizo, gratidão e aceitação. A saúde emocional cultiva o estado de espírito positivo, que amplifica sua perspectiva para reconhecer e incorporar uma conexão com algo maior que si mesmo. Assim, as emoções e a espiritualidade são profundamente conectadas.

Nossa busca no Shiva Nawa - Casa de Desenvolvimento Espiritual, Intelectual e Emocional é cada vez mais, adentrar ao mundo desse bem estar. Seja iniciando pela espiritualidade, pelo bem estar ou pelo equilibrio emocional. Um levará ao outro. Sempre!